O que é o Prouni

O Prouni, Programa Universidade para Todos, é uma forma de você conseguir a sua bolsa de estudo integral ou parcial, de 50%, para fazer com mais tranquilidade o seu curso superior, seja para  graduação e sequenciais de formação específica. Mas se liga: só é válido para quem está em busca do primeiro diploma.

Requisitos necessários

Ter feito o Enem do ano anterior ao processo de concessão da bolsa.

Ter nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

Ter cursado os 3 anos do ensino médio em escola pública ou em colégio particular com bolsa de 100%.

Não possuir nível superior completo.

Não possuir vínculo com Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Como participar do Prouni?

1

Confira neste quadro o nome da unidade e o curso que você deseja estudar. Se atente pois você precisará informar os dados exatamente como consta nesta tabela.

2

Acesse o Portal do Prouni no MEC, clicando no botão abaixo, entre os dias 12 e 15 de janeiro, siga os passos e informe os dados que você levantou no passo anterior.

3

Acompanhe seu processo seletivo e fique de olho no resultado de aprovação da chamada regular.

PROUNI 2021/1

As bolsas remanescentes ofertadas são aquelas não preenchidas no processo seletivo regular para o primeiro semestre de 2021. O Prouni é um programa de acesso ao ensino superior, destinado a quem não tem diploma de graduação, que oferece bolsas de estudo integrais, que cobrem a totalidade da mensalidade do curso, e parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade, em instituições privadas de ensino.

Pela primeira vez, a classificação dos candidatos para ocupação das bolsas remanescentes será feita por ordem de melhor desempenho obtido em uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ocorridas nos últimos dez anos. Ou seja, a classificação se dará segundo um critério meritocrático, e não mais por ordem do horário da conclusão da inscrição, como ocorria antes, quando o critério era, meramente, temporal e, portanto, passível de prejudicar os candidatos que tivessem alguma dificuldade de acesso à internet, independente do motivo que fosse.

Outra novidade desta edição é que os estudantes que fizeram o Enem de 2020 poderão se inscrever para disputar uma das bolsas remanescentes ofertadas. Também poderão se inscrever os estudantes que fizeram qualquer uma das edições do Enem, a partir de 2010. O critério mínimo exigido de desempenho no Enem é para que os candidatos tenham obtido 450 pontos no conjunto de provas do exame e nota superior a zero na redação.

Além do desempenho no Enem, os candidatos devem observar os critérios socioeconômicos, já que para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário-mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários-mínimos por pessoa.

Cronograma

  • As inscrições para o processo de ocupação das bolsas remanescentes do Prouni de que trata este Edital serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, em período de inscrição único, de 3 de maio de 2021 até as 23 horas e 59 minutos do dia 4 de maio de 2021, observado o horário oficial de Brasília – DF.
  • Os resultados com a lista dos CANDIDATOS classificados, nos termos do art. 11 da Portaria MEC nº212, de 2021, estarão disponíveis na página do Prouni na internet, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, no dia 7 de maio de 2021.
  • Entre os dias 10 a 13 de maio – Os candidatos deverão enviar a documentação por via protocolo conforme as orientações no fluxo para o envio dos documentos da entrevista do Prouni on-line. Indicamos que os candidatos deem andamento nos procedimentos indicados, o quanto antes, a fim de agilizar os procedimentos de avaliação e cumprir o prazo proposto pelo MEC.
  • O registro da aprovação ou reprovação no Sistema Informatizado do Prouni – Sisprouni do CANDIDATO classificado dentro do número das vagas disponibilizadas em sua opção de inscrição e a emissão do respectivo Termo de Concessão de Bolsa ou Termo de Reprovação deverão ser realizados pelas IES no período de 14 de maio de 2021 até de 21 de maio de 2021.

PROCESSO SELETIVO PROUNI – 2021/1

EDITAL Nº 5, DE 27 DE JANEIRO DE 2021

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos – Prouni referente ao segundo semestre de 2021 serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, no período de 12 de janeiro de 2021 até as 23 horas e 59 minutos de 15 de janeiro de 2021, observado o horário oficial de Brasília – DF.

1.2. Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o CANDIDATO brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem referente à edição de 2019, observado o disposto no art. 8º da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2 de janeiro de 2015, e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:

I – tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

II – tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

III – tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

IV – seja pessoa com deficiência;

V – seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3ºdo Decreto nº5.493, de 18 de julho de 2005.

1.3. A inscrição no processo seletivo do Prouni condiciona-se ao cumprimento dos requisitos de renda estabelecidos nos §§ 1ºe 2ºdo art. 1ºda Lei nº11.096, de 13 de janeiro de 2005, podendo o CANDIDATO se inscrever às bolsas:

I – integrais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo; ou

II – parciais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 (três) salários mínimos.

1.3.1. Os limites de renda de que trata o subitem 1.3 deste Edital não se aplicam aos CANDIDATOS referidos no inciso V do art. 3ºda Portaria Normativa MEC nº1, de 2015, no caso especificado em seu respectivo parágrafo único.

1.4. Para efetuar sua inscrição o CANDIDATO deverá, obrigatoriamente, informar:

I – seu número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada no referido Exame;

II – endereço de e-mail e número de telefone válidos, aos quais o Ministério da Educação poderá, a seu critério, enviar comunicados periódicos referentes aos prazos e resultados do processo seletivo do Prouni, e demais informações julgadas pertinentes;

III – dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar;

IV – em ordem de preferência, até 2 (duas) opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis conforme sua renda familiar bruta mensal per capita e a adequação aos critérios referidos nos artigos 3ºe 6ºda Portaria Normativa MEC nº1, de 2015.

1.5. A inscrição do CANDIDATO no processo seletivo do Prouni implicará a concordância expressa e irretratável com o disposto na Portaria Normativa MEC n º 1, de 2015, no Termo de Adesão da instituição de educação superior – IES para a qual o CANDIDATO se inscreveu no Prouni, neste Edital, bem como nos editais das instituições para as quais tenha se inscrito.

 

  1. DAS CHAMADAS

2.1. O processo seletivo do Prouni será constituído de 2 (duas) chamadas sucessivas.

  1. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

 

Cronograma do MEC:

  • Primeira chamada: 19 de janeiro de 2021 – Verificar se foi aprovado na pré-seleção, no site eletrônico do MEC: http://siteprouni.mec.gov.br
  • Primeira chamadade 19 de janeiro de 2021 a 3 de fevereiro de 2021. Período que os candidatos Pré-Selecionados na 1ª Chamada devem comprovar as informações, enviando os documentos.
  • Segunda chamada: 8º de fevereiro de 2021. – Verificar se foi aprovado na pré-seleção, no site eletrônico do MEC: http://siteprouni.mec.gov.br
  • Segunda chamada: de 8 a 24 de fevereiro de 2021. Período que os candidatos Pré-Selecionados na 2ª Chamada devem comprovar as informações, enviando os documentos.

 

  • LISTA DE ESPERA: 1º a 2 de março de 2021. Prazo para os inscritos não selecionados nas chamadas anteriores se manifestarem no Portal do ProUni (http://siteprouni.mec.gov.br) para concorrer.
  • 5 de março de 2021.Resultado para o candidato, com a sua inscrição, acessar o site do ProUni (http://siteprouni.mec.gov.br) e verificar se está na lista dos Pré-Selecionados na Lista de Espera;
  • Os CANDIDATOS que tenham manifestado interesse em participar da lista de espera do Prouni deverão entregar a documentação pertinente para comprovação das informações prestadas na inscrição e participação em eventual processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, no período de 8 a 12 de março de 2021.
  • O registro no Sisprouni da aprovação ou reprovação do CANDIDATO pré-selecionado em lista de espera do Prouni e a emissão do respectivo Termo de Concessão de Bolsa ou Termo de Reprovação deverão ser realizados pelas IES no período de 15 a 22 de março de 2021.

 

Site do ProUni: http://siteprouni.mec.gov.br
FAQ: http://siteprouni.mec.gov.br/tire_suas_duvidas.php
Telefone do MEC: 0800-616161

Divulgação do resultado dos pré-selecionados estarão disponíveis no site do Prouni: clique aqui 

Confira aqui a listagem dos candidatos pré-selecionados para a lista de espera.

Acesse o edital aqui.

Acesse aqui a relação de bolsas integrais oferecidas.

  • A entrega dos documentos será realizada por meio digital. O candidato pré-selecionado deverá apresentar a documentação de forma legível de todos os documentos próprios, e de seu grupo familiar de acordo com o Checklist disponibilizado no site da instituição para comprovação das informações prestadas em sua inscrição junto ao MEC. ALERTA: Na falta de algum documento o processo NÃO será aceito.
  • Para você que já é nosso aluno, deverá enviar os documentos via protocolo em seu acesso de Aluno no Ulife. Para isso, você precisa abrir o protocolo PROUNI: ANÁLISE DE DOCUMENTOS DA ENTREVISTA (MATRICULADO) e providenciar cópia em formato PDF dos documentos solicitados, conforme sua condição socioeconômica e grupo familiar. Enviar em um ÚNICO ARQUIVO.
  • Para você que não é nosso aluno, deverá proceder com à inscrição no Lync abaixo e aguarda o prazo de 24 horas para enviar os documentos via protocolo em seu acesso de pré-matrícula no Ulife; e abrir o protocolo – PROUNI: ANÁLISE DE DOCUMENTOS DA ENTREVISTA (NÃO MATRICULADO)e providenciar cópia em formato PDF dos documentos solicitados, conforme sua condição socioeconômica e grupo familiar. Enviar em um ÚNICO ARQUIVO.
  • Após a validação das informações, o candidato deverá acompanhar o seu protocolo para proceder com sua matrícula, caso seja aprovado no ProUni.

Transfira-se também com o Prouni

Saiba mais sobre o processo de transferência externa

A Portaria Normativa N° 19, de 20 de novembro de 2008 do MEC, estabelece que o processo de transferências para bolsistas ProUni e de critério de cada instituição de ensino. A UniSociesc já encontra dentro do limite exigido pelo MEC, dessa forma não aceitaremos transferência externas de bolsas para o primeiro semestre de 2021.

Manual do Bolsista (acesse aqui)

Transferência

O bolsista do Prouni poderá transferir a utilização da sua bolsa de estudo para outro curso afim e, ainda, que para turno, campus ou mesmo outra instituição de ensino.

Para que a transferência seja efetivada é necessário que:

  • as instituições de origem e de destino estejam de acordo com a transferência;
  • a instituição e o respectivo curso para o qual o estudante deseja se transferir estejam regularmente credenciados no Programa;
  • exista vaga no curso para o qual o estudante deseja se transferir.

O processo de transferência somente é considerado concluído após a formalização da aceitação do estudante pela instituição de ensino de destino, por meio da emissão do Termo de Transferência do Usufruto de Bolsa. Uma vez concluída a transferência, o prazo de utilização da bolsa passará a ser o prazo do curso de destino, subtraído o período utilizado e suspenso no curso de origem.

O procedimento de transferência de bolsa é de caráter interno das instituições de ensino envolvidas, efetivando-se no âmbito do Sisprouni, não cabendo intermediação do MEC.

Perguntas frequentes

O Prouni – Programa Universidade para Todos – é um sistema que faz concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica a estudantes brasileiros, desde que ainda não tenham diploma de nível superior.

Sua nota tem que ser de no mínimo de 450 pontos e você não pode ter zerado a redação.

Não. É necessário ter cursado as 3 séries do ensino médio.

Existe sim. O Prouni é voltado para alunos que estudaram em escola pública, se for em escola particular precisa ter sido com bolsa de 100%.

Não. O Prouni é exclusivo para quem não possui nível superior completo.

Não. O candidato não pode possuir vínculo com Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

1) Acesse o sistema do Prouni e selecione 2 opções de curso da UniSociesc.

2) Se pré-selecionado, vá até a unidade escolhida para entregar seus documentos.

3) Deu tudo certo na matrícula? Se sim, é só aguardar o início das aulas na UniSociesc.

Dúvidas? Fale com a gente

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.