UniSociesc transforma o ensino ao ampliar a aproximação com o mercado de trabalho
 

Matéria

UniSociesc transforma o ensino ao ampliar a aproximação com o mercado de trabalho

28 / Abril / 2022

Parcerias estabelecidas com setores produtivos da sociedade geram aprendizagem multidisciplinar, pertencimento e inserem os estudantes no centro de decisões. Instituição comemora o Dia da Educação acelerando a chegada de um ensino mais colaborativo.

A UniSociesc promove iniciativas que modificam o ato de ensinar e aprender. A instituição está próxima de grandes empresas e instituições não-governamentais para garantir experiências significativas e protagonismo aos seus estudantes, tanto em sala de aula quanto no mercado de trabalho. Para comemorar o Dia da Educação, celebrado nesta quinta-feira, 28/04, a UniSociesc festeja mais uma importante parceria com o setor produtivo de Joinville. A instituição fechou acordo com a Join.Valle, associação que articula empreendedorismo, tecnologia e inovação para proporcionar desenvolvimento econômico sustentável.

“Com essa parceria, vamos levar nossos alunos para mais perto da prática. Estamos contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e comportamentais, como a criatividade, empatia e proatividade, indispensáveis para a permanência no mundo do trabalho. O ensino da instituição propicia que o aluno esteja apto a aplicar da melhor forma o conhecimento adquirido em sala de aula em situações reais”, afirma Fernando Luiz Freitas Filho, professor da UniSociesc.

A parceria com a Join.Valle é direcionada hoje para o campo de Gestão e Negócios, que envolve os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Processos Gerenciais, Gestão Financeira e Marketing. De acordo com Freitas Filho, no futuro, outros cursos na área de Engenharia também poderão fazer parte da iniciativa.

O docente explica que a Join.Valle fará a ponte para ligar alunos e professores da UniSociesc a projetos de setores produtivos da cidade, já que a associação atua para conectar diferentes atores sociais. É uma oportunidade, lembra ele, para alunos aprenderem a partir de problemas reais, que demandam atitudes e conhecimentos específicos para serem solucionados.

Dessa forma, os alunos se sentem mais conectados com a matriz curricular de seus cursos. Na UniSociesc, o rol de disciplinas a serem cursadas para a obtenção do diploma também inclui as Unidades Curriculares Duais, que permitem aos alunos frequentar, além da sala de aula, ambientes profissionais definidos pela IES.

Os estudantes, sob orientação de professores, passam a conhecer empresas ou associações, sua cultura e organização. São desafiados a desenvolver projetos, ações, produtos e também podem participar de formações específicas, segundo a proposta estabelecida para cada parceria. Por outro lado, as empresas conhecem novos talentos e impactam diretamente na formação dos futuros profissionais. A avaliação do aluno também considera o seu desempenho no ambiente extraclasse, devidamente formalizado em documento específico.

“Esse é um dos motivos pelos quais usamos metodologias de ensino baseadas em projetos e problemas. O aluno acaba vendo significado nas aulas e no conteúdo que é aprendido”, observa Freitas Filho.

A UniSociesc conta com mais de 40 empresas e instituições não-governamentais parcerias, vinculadas a diferentes setores, como tecnologia, inovação, sustentabilidade, gestão, saúde, indústria, entre outros.

Sobre a UniSociesc

Uma das maiores instituições educacionais da região Sul do Brasil, referência em inovação e tecnologia, a UniSociesc é a melhor instituição de ensino superior de Santa Catarina, segundo o MEC. Há mais de 60 anos, dedica-se a formar profissionais e transformar pessoas, desenvolvendo competências, talentos e carreiras.

Com unidades acadêmicas nas cidades de Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville e São Bento do Sul, conta com ampla diversidade de cursos, são mais de 70 opções em seu portfólio. Aliando prática e teoria tanto na sala de aula quanto em modernos laboratórios, sendo os mais completos entre as instituições de ensino da região, a instituição possui vocação para inovação, com ambientes maker, coworkings e espaços que estimulam a troca de conhecimentos e experiências.