Dançar ajuda idosos a melhorarem flexibilidade, autoestima e memória
 

Matéria

Dançar ajuda idosos a melhorarem flexibilidade, autoestima e memória

6 / Março / 2023

Estudante de Educação Física da UniSociesc, Mariana Mesquita, gravou 105 aulas para o Projeto Dance Online Jaraguá do Sul. Todos os vídeos estão disponíveis gratuitamente no canal Youtube

Os benefícios da dança já estão muito bem descritos: fortalecimento do sistema muscular, melhora na postura, no equilíbrio, na flexibilidade e nas dores, ajuda a manter o bom ritmo cardíaco e a pressão arterial, além de melhorar a autoestima e até combater o estresse e a depressão. Mas, nos idosos, estes benefícios ficam ainda mais evidentes.

Sem contar que a dança na terceira idade ajuda a manter o cérebro ativo, melhora a memória e a capacidade de realizar as tarefas com agilidade. O projeto Dance Online Jaraguá do Sul, realizado em parceria pela UniSociesc, Prefeitura do município, Secretaria de Assistência Social e Conselho do Idoso, tem 105 aulas gravadas e disponíveis gratuitamente no canal do projeto no YouTube.

Desde fevereiro de 2022, foram postadas duas novas aulas por semana no canal do YouTube, sempre com temáticas e atividades diferentes. As aulas eram acompanhadas individualmente ou por grupos de idosos, mas é um material que pode continuar sendo aproveitado por quem tiver interesse em fazer uma atividade orientada no aconchego de sua casa.

A professora do curso de Educação Física da UniSociesc de Jaraguá do Sul, Denise Zanotti, lembra que a proposta surgiu do Conselho do Idoso. “O projeto foi melhorando ao longo do tempo. Fomos fazendo os ajustes necessários para que cada aula fosse a melhor possível e gerasse um impacto positivo em que acompanhava”, observa. “É um projeto de relevância para a comunidade, especialmente para o público idoso, propiciando momentos de descontração e bem-estar”.

Denise lembra que o projeto começou a ser pensado ainda durante uma fase difícil da pandemia em que muitos idosos estavam isolados e ficaram vulneráveis. “O projeto tinha como propósito a promoção da prática da dança entre os idosos, mas como instrumento para ajudar no desenvolvimento físico, corporal, cognitivo, afetivo e social, incentivando a busca por uma vida mais saudável. Lembrando que a dança pode ser feita em diferentes ritmos e intensidades, então todos podem aproveitar”, destaca a professora.

Mariana Mesquita, que é estudante do curso de Educação Física da UniSociesc e foi quem gravou as aulas, reforça que apesar das aulas serem online, tudo foi feito da forma mais humana possível, exatamente para incentivar a prática. “Usamos muitas datas comemorativas para trabalhar aulas temáticas. É um jeito de incentivar os idosos a entrarem no clima e se divertirem também. Sempre com músicas animadas, algumas mais antigas que eles conhecem e gostam. Mas, sempre com o objetivo de que eles fizessem o exercício”, conta.

A cada aula Mariana reforçava a importância da atividade física e apresentava algumas dicas de saúde nos vídeos. “A aula de dança desenvolve muito os sentidos (o auditivo no sentido de ouvir e sentir a música e as orientações; o visual, pois eles precisam olhar pra mim, ver o movimento e reproduzir do jeito deles), a parte cognitiva, a coordenação motora, além de todos os outros benefícios já citados. As aulas eram aquele momento diferente do dia, que eles ficavam esperando”, ressalta. “Para mim, como acadêmica, participar deste projeto foi uma grande oportunidade de aprendizado”, finaliza.

Confira as aulas no canal: https://www.youtube.com/@projetodanceonlinejaraguad2937/videos.